segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Treinamentos para watoto

É difícil descrever a sensação que temos tido nas últimas semanas aqui em Magoma. Muito do que trabalhamos tanto para proporcionar está acontecendo.

Os dias têm sido ocupados por tardes de irrigação, manhãs de treinamento e muito trabalho. E estamos felizes :)

Os estudantes já receberam dois treinamentos: Manejamento de Recursos Hídricos e Conservação do Solo. Os profissionais de agricultura vêm de Korogwe para oferecer treinamento aos estudantes. E o desafio acontece na novidade da ação, primeira vez que os treinamentos são direcionados a crianças (watoto).
Não é difícil sentir certa apreensão nas vozes dos palestrantes ao início dos treinamentos, mas acho que a resposta sorridente ao "Hamjambo Watoto?" (Tudo bem, crianças?) e o jeito despreocupado que as crianças batem palmas ao final dos treinamentos (há uma coreografia para isso) são boas recompensas.

Os palestrantes não estão recebendo dinheiro pelos treinamentos, acordo que fizemos com o Chefe do Distrito. Fica clara a insatisfação de alguns deles, mas não vamos pagá-los para fazer o que é responsabilidade de seu cargo e não queremos estabelecer este parâmetro para o futuro do nosso (e de outros) projetos. Tenho dedicado algum tempo a pensar em incentivos (que não sejam dinheiro) que possam fazê-los sentir-se recompensados. Confesso que não encontrei uma solução até o momento.

O treinamento em recursos hídricos foi uma grande surpresa, já que o Oficial de Irrigação estava visivelmente descontente por vir a Magoma sem pagamento extra. Mas se mostrou um bom profissional e proporcionou um excelente treinamento para as 20 crianças e 2 professores presentes, Mr. Bodo e Mzee Francis.
O treinamento em conservação do solo foi oferecido por uma senhora doce que claramente entende a importância de disponibilizar conhecimento aos estudantes. Ela teve que vir no domingo e dormir numa pensão para estar aqui no horário combinado. E fez questão de conhecer nossa shamba após o treinamento. Infelizmente o treinamento foi explanativo e não conseguiu envolver as 38 crianças presentes, que se cansaram rapidamente.

Um custo que não havíamos projetado antes dos treinamentos foram os cadernos que compramos, pois as crianças não tinham onde fazer anotações (TSH250 cada – US$0,17). Outras ONGs na região compram refrigerantes e pagam as pessoas que recebem treinos, incluindo TSH10.000 por um treinamento para cultivo de mangueiras (muito dinheiro!).
Nós discordamos. Compramos uma garrafa d´água para o palestrante e cadernos para as crianças. E queremos que ambos compareçam ao treinamento pelo motivo certo: conhecimento e oportunidades.

As pessoas vivem com (muito) pouco em Magoma. Muitas vezes itens simples como cadernos (ou comida) faltam no dia-a-dia. Escolhemos lidar com isso proporcionando ferramentas para que essas pessoas possam batalhar por um futuro mais colorido. E possam comprar refrigerantes com seu próprio dinheiro.

Próximos treinamentos:
Manejamento de resíduos
HIV
Reflorestamento
Igualdade entre sexos.

Por vir:
Extensão dos treinamentos com aulas práticas que pretendemos desenvolver com os Oficiais de Irrigação.
Estudantes ensinando estudantes e disponibilizando conhecimento para a comunidade.

2 comentários:

  1. Ana, os treinamentos são feitos depois do horário de escola? Ou as crianças não frequentam escola? Vc pode oferecer brigadeiro e pão de queijo para os treinadores, o que acha? ;) Beijos

    ResponderExcluir
  2. As crianças frequentam a escola sim e os treinamentos acontecem em hora de aula, como uma aula comum. Vão as crianças e os professores.
    Infelizmente eles não perdem muita coisa da aula regular, aprendem mais no treinamento do que estariam aprendendo...

    ResponderExcluir