sábado, 16 de outubro de 2010

3 pedras

3 pedras

Estamos na Tanzânia para trabalhar conjuntamente com a comunidade local, juntando nossos históricos e habilidades diferentes por um objetivo comum – 2 sementes plantadas juntas gerando uma única vida.
Uma parte significativa dos primeiros meses foi dedicada a encontrar os melhores parceiros e construir uma relação de confiança que nos permitisse extrair o melhor de todos os envolvidos e montar o projeto de forma sustentável e longeva.
Mzee Francis disse que para cozinhar à lenha, como acontece aqui na Tanzânia, são necessárias 3 pedras. Essas 3 pedras conseguem sustentar a panela no chão e manter a eficiência do fogo.
Nós temos 3 pedras segurando uma grande panela que, se tudo correr bem, cozinhará 813 refeições diárias, temperará a vida de 813 estudantes e servirá cabeças pensantes e ativas a uma sociedade que precisa desesperadamente de pensamento crítico e possibilidades.
É com grande orgulho que apresento nossos 3 principais parceiros:

Mr. Bodo – Gerente de Relacionamento (à esquerda)
Mr. Bodo é chairman do Comitê de Pais e Responsáveis da Escola Primária, do Comitê da Água para Uso Doméstico, do Comitê da Escola. É também membro do Banco Comunitário VICOBA, super interessante, em que as pessoas se organizam para ampliar suas possibilidades de investimento. Muçulmano, tem uma linda família – esposa, 4 filhos e (muitos!) agregados – e toma conta de diversos negócios da vila, como a Máquina de Farinha e um pequeno Café (que na verdade acontece na rua).
Acabou de comprar um modem para aprender a usar a internet no computador de seu irmão, o único em Magoma com exceção dos nossos notebooks e dos computadores das ONGs – esta semana fomos tentar ajudá-los a usar o tal computador e nos deparamos com as caixas ainda fechadas, servindo de mesa de cabeceira para Mzee Malingumu (o irmão) e sua esposa (a máquina foi comprada há 2 anos, mas nunca foi usada já que eles não sabem como ligá-la).
Mr. Bodo está sonhando em buscar fundos para comprar computadores para a escola assim que o empréstimo feito pela 2Seeds for pago e ambos os pedaços de terra da escola estiverem produtivos gerando refeições para os estudantes.

Mr. Simoni Mvung / Mwalimu Mkuu (Professor Chefe) – Gerente de Agricultura (no centro)
Mwalimu é um entusiasta, estudou em escola agrícola e entende de irrigação. Esta semana ele levou 2 grupos de alunos, 4ª, 5ª e 6ª séries, para plantar melancia. Ele não só é capaz de coordenar sozinho grupos que variaram de 25 a 80 crianças, como está se dedicando a garantir que cada um desses estudantes aprenda como fazer os jardins (pequenas áreas circundadas por canais por onde a água deve passar) e usar a bomba de irrigação.
Sua esposa também ensina na Escola Primária. Eles têm 4 filhos.
Mwalimu está batalhando para não ser transferido de Magoma e poder tocar o projeto por longo tempo. No início do ano, antes de chegarmos aqui, ele usou seu próprio dinheiro para comprar sementes e montar a pequena fazenda de milho que gerou comida para os alunos durante as provas.

Mzee Francis Mwankai – Gerente de Meio-Ambiente (à direita)
Mzee é um senhor, deve ter cerca de 70 anos (a idade exata não é divulgada). Membro da Igreja Anglicana, tem a habilidade de trabalhar em conjunto com pessoas de todas as religiões presentes em Magoma e de olhar para a pessoa, não para suas crenças. Faz parte de todos os comitês que visitamos até agora, trabalha ativamente pelo desenvolvimento da região.
Num lugar de poucos sonhos, Mzee cultiva um pequeno jardim no quintal de sua casa de pau-a-pique. As mudas são usadas para reflorestamento.
Mzee será responsável pela “floresta” que estamos começando na terra da escola, escolhendo as árvores mais adequadas e ensinando os estudantes a cuidar delas. Ele diz que a geração dele só consumiu os recursos e precisa ensinar a nova geração a gerar recursos antes que a Tanzânia se transforme em um deserto.
E não se engane pela idade, nosso querido Mzee passou o dia plantando melancias ontem conosco, com a enxada sobre o ombro e debaixo de 35° de sol.
Mzee também criou nosso slogan “Growing a New Generation” e definiu nosso grupo como “as 3 pedras”.

Um comentário:

  1. Aninha!!!

    Que saudades de você!!!

    Só pra vc saber que tem alguém lendo e adorando os seus posts!!!

    Beijinhosss

    ResponderExcluir