sábado, 18 de maio de 2013

Adeus Mzee Sangoti

Desde que cheguei à Tanzânia fui a muitos funerais. Não sei se por as pessoas morrerem mais aqui ou se pelo fato de em comunidades pequenas cada morte fazer parte da sua estória (provavelmente um pouco de cada). Alguns funerais foram muito tristes, mães deixando filhos pequenos, pais, mães, avós, irmãs, filhas e cunhadas de amigos que amo, mas nunca tive que encarar a despedida de um parceiro e amigo, um dos líderes da 2Seeds, alguém que conheço bem e que esteve ao meu lado nos últimos 3 anos.

Hoje não só eu, mas Bungu, o nosso network e o mundo se despedem de Mzee Sangoti. Mzee Sangoti que nos guiou, comemorou nossas vitórias e nos apoiou nas quedas e com quem eu gostaria de escrever muito mais estórias, de dividir os sucessos futuros de nossos agricultores e de ter mais tempo e mais conversas pra compartilhar.

Mzee Sangoti era um líder em sua comunidade, gerente da cooperativa de chá, líder da igreja, pai de muitos filhos, incluindo um bebê que nasceu no fim do ano e que ele se dividia entre orgulho e surpresa por ter gerado meio que fora do tempo, quando já pensava não ser possível. Mama Sangoti, sua esposa, perde seu suporte e por algum tempo eu sei que perderá seu sorriso alto e barulhento, que eu espero que volte a alegrar as montanhas algum dia.

Mzee Sangoti, eu e todos que te conheceram vamos sentir saudades. Que você encontre agora o paraíso que sempre acreditou existir e para o qual garantiu entrada ao longo da sua vida. Do meu lado eu guardo o que aprendi com você e os pedacinhos seus que vejo a cada dia que subo as montanhas, em cada canto. Hoje além das chuvas, Bungu terá lágrimas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário