sexta-feira, 10 de maio de 2013

Apresentando: Mama Mwaka




Mama Mwaka: a pessoa que eu queria casar com Mzee Rubeni é uma mulher forte que carrega árvores na cabeça e deixa todos os homens boquiabertos com o tamanho de seus braços e as garras que são seus pés. No entanto, quando abre o sorriso, se torna uma mãe doce que cuida de si mesma e que honra seus compromissos sem nunca deixar de ser carinhosa.

Mama Mwaka vive na menor de todas as casas do grupo, um quarto e cozinha de pau-a-pique que fica recuada da estrada e tem uma árvore onde deitamos à sombra para descansar dos dias de trabalho e para comer nossas refeições com as mãos.
No auge da fome em Kwak, em janeiro deste ano, Mama Mwaka cozinhou por vários dias para o Sam, para nossos coordenadores de projeto e para mim. O acordo era que eu pagaria pela comida, mas quando o momento chegou vi uma Mama Mwaka brava, que se recusou a aceitar o meu dinheiro e disse que eu era sua família e família não paga para comer em sua casa – e não adiantou argumentar que a “família” havia trazido 14 outras bocas para seu tapete.

Mama Mwaka dizia no começo que comida para ela era ugali (pasta de milho com água, tradicional da região) e me fez muito feliz quando finalmente passou a ter sua boca salivando com a perspectiva de omeletes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário