segunda-feira, 6 de maio de 2013

Apresentando: Mzee Mcharo

Temos parceiros fantásticos em Kwak e esta semana vou me dedicar a escrever um pouco sobre cada um deles, um parceiro por dia =)

Começando com nosso Mwenikiti, o líder do grupo, apresento Mzee Mcharo:




O melhor agricultor da vila, Mzee Mcharo faz sempre tudo certo e tem uma família doce e unida. Sua esposa, Mama Mcharo, começou a vender hafi-keki (Swahili for half-cake, um bolinho quadrado frito, duro, feito de farinha, água e um pouco de açúcar) para trazer renda para a família quando a lavoura secou.

Os Mcharo têm um filho e três filhas. As meninas do meio foram aprovadas em escolas secundárias de qualidade mesmo vindo de uma escola primária que mal tem paredes. A anuidade é cara, mas Mzee Mcharo diz que se elas foram competentes para entrar ele não vai pará-las por falta de dinheiro – e assim a família se espreme para pagar educação.

Mzee Mcharo tenta de tudo, sempre no tempo certo, nunca está atrasado para o cultivo e mesmo assim amargou um período de fome excruciante depois de 3 anos sem chuva. Ainda me lembro da primeira vez que pisei em Kwak, em 2010, quando comemos melancias da horta de Mzee Mcharo (que desde então não viu uma espiga de milho).

Os Mcharo são muito magros, beiram 0% de gordura corporal, mas dividem o pouco que têm e vivem com amor e alegria. O chá de gengibre de Mama Mcharo é imbatível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário