segunda-feira, 13 de maio de 2013

Apresentando: Família Hussani




O galinheiro número 3 é mantido por uma família: Mama Halima, Aziza e Kilango.

Mama Halima (foto #1) é a secretária do nosso grupo, mulher de língua afiada que tem sempre uma atitude desafiadora e não engole sapos, estando certa ou errada. Ela não baixa a cabeça para os homens do grupo ou para os coordenadores de projeto e é uma mulher honesta, inteligente e que serve como referência para resolver todo tipo de questões comunitárias.
Mama Halima não tem uma vida fácil sustentando sua família (ela se separou do marido há muitos anos), incluindo uma filha com sérios problemas de saúde que apesar de não ter capacidade de tomar decisões independentes ou de se locomover sozinha está grávida pela segunda vez.

Minha qualidade preferida em Mama Halima é sua capacidade de fazer a mais sisuda criatura gargalhar incontrolavelmente - quando ela está de bom-humor.


Aziza (foto #2) é filha de Mama Halima e casada com Kilango, homem bastante influente na vila e que tem outras três esposas. Aziza é forte, espirituosa e divertida, mas não muito constante em seu trabalho com o grupo. Ela tem duas filhas e um filho com Kilango (foto #4).

Como tem filhos pequenos e passa bastante tempo em casa, Aziza tem papel fundamental em cuidar do galinheiro que fica em seu quintal.


Kilango (foto #3) é um muçulmano influente que muitas vezes chamamos de sheik não sei se porque ele é mesmo um sheik ou se só para provocar. Kilango tem um grande plot de terras em Kwak e normalmente colhe uma quantidade sigificativa de milho, sendo um dos poucos agricultores que utilizam um trator para preparar a terra. Entretanto trator não faz chover e por isso (além do fato de ter muitas bocas para alimentar) Kilango encarou um período bem difícil de fome este ano, sem ter como  alimentar suas famílias.

A barriga charmosa de Kilango mostra que ele não trabalha tanto com a enxada, mas sua curiosidade e vontade de aprender e saber sobre tudo tornam Kilango um parceiro super divertido e polêmico. Dois de seus mais recentes temas favoritos para discussão são o imperialismo norte-americano e o casamento gay. E por incrível que possa parecer ele tem mente aberta e bons argumentos para ambos os temas. Nunca vou esquecer a expressão de Kilango no dia em que contei a ele que temos indígenas no Brasil que vivem sem roupa :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário