segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sempre linda, minha Magoma


Este fim de semana estive em Magoma. Tive a chance de celebrar a Páscoa com minha família tanzaniana, de ir à sempre doce e cômica igreja de Magoma e de me sentir em casa novamente.

Como já escrevi muito sobre Magoma neste blog, não vou dar detalhes sobre a vila, mas vale um update sobre o projeto.

Kwata, a escola em que Kristina e eu começamos a trabalhar em 2010, está se preparando para mais uma temporada. A terra foi arada com animais e os estudantes estão preparando as camas para o plantio do berçário.
Em Kijango, a segunda escola do projeto, o galinheiro acabou de ser construído e em muito breve serão compradas galinhas para dar início à produção de ovos.

O projeto está se consolidando com UM modelo e DUAS formas de trabalho: para escolas em que existe água para irrigação, o projeto se baseia em agricultura e o desenvolvimento de uma camada da sociedade de mente aberta e capacidade crítica é viabilizado pelas decisões tomadas na shamba (sítio) e pela análise de resultados provenientes dela, somados às atividades paralelas geradas pelo projeto. Em escolas onde não há água, e portanto não é possível trabalhar com agricultura, o modelo se desenvolve com a criação de galinhas e os mesmos resultados são buscados ainda que por um caminho diferente. Trata-se de UM projeto, que engloba VÁRIAS escolas (duas até o momento, mas temos a expectativa de crescer).

Lindsay (norte-americana) e Cíntia (brasileira) foram as coordenadoras de projeto que trabalharam em Magoma nesta temporada. Lindsay volta pra casa em duas semanas, como a maioria dos coordenares, e Cíntia fica em Magoma até o final de junho (7 coordenadores estenderam sua temporada).


Continuamos trabalhando para seguir em frente e deixar minha linda Magoma ainda mais linda.


Para saber mais sobre o Projeto Magoma (em inglês):

http://themagomaproject.tumblr.com/
http://www.2seeds.org/magoma/

Nenhum comentário:

Postar um comentário