quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bombo dos corações quentes

Bombo Majimoto é uma das vilas em que temos projetos no vale (as outras são Magoma/Kijango e Kijungumoto). Eu já descrevi aqui no blog a maneira particular como Bombo foi selecionada e ressaltei minha conexão com aquela pequena e isolada comunidade mais de uma vez. Eu batalhei para que tivéssemos um projeto em Bombo e minha visita à vila esta semana provou que foi uma boa escolha.

Bombo recebeu três coordenadores de projeto; Shosh, Erin e Jake. Eles ajudaram um grupo de doze agricultores a se organizar e hoje eles cultivam pimentões verdes. O grupo, que em sua maioria jamais havia cultivado vegetais, recebeu treinamento sobre a preparação da terra, o cultivo e, principalmente sobre o planejamento do investimento, o processo de tomada de decisão e o acesso a mercados, além de um empréstimo para a compra de sementes, químicos e pagamento de transporte.
O projeto se baseia no cultivo de vegetais durante o período de seca, para que os vegetais cheguem ao mercado antes de este ser “inundado” por produtos resultantes da estação de chuvas – Bombo fica a cerca de 60km de Korogwe em uma área bastante isolada, então o transporte dos produtos durante as chuvas é inviável já que a estrada fica intrafegável. Além disso, pela lei de mercado, o preço dos vegetais cai quando, após as chuvas, a oferta é muito grande.

Este começo de semana fui a Bombo ver um dos treinamentos e visitar as shambas (sítios). Sr. Mbazi, o consultor em agricultura de Magoma e um dos melhores profissionais que já conheci na Tanzânia, ensinou os agricultores a colher, separar seus produtos por qualidade e  embalá-los. Depois do treinamento fomos a uma das shambas avaliar o desempenho do grupo e aprender na prática como identificar os pimentões que estão prontos para colheita. A shamba escolhida foi a de Mama Tatu (Mãe Três – sim, este é seu nome), uma agricultora que nunca havia plantado pimentões, mas aprendeu cada lição ensinada nos treinamentos e será a primeira a vender frutos no fim desta semana.


Depois do treinamento passei algum tempo conversando com Shosh, Jake e Erin e ao final da tarde fui visitar Mama Tatu e Mama Lukia, uma senhora doce que foi a primeira mama a me receber em Bombo, um ano e meio atrás, e com quem tenho uma conexão muito forte. Mas quem disse que eu as achei em casa?
Ao chegar nas casas fui informada de que todos haviam ido a suas shambas e ao seguir o mesmo caminho e atravessar o rio me deparei com Mama Tatu e Mama Lukia, cada uma trabalhando em sua terra. O trabalho não é leve e irrigar com baldes meio acre exige dedicação. Passei o fim de tarde ajudando Mama Lukia, que irrigava enquanto seu marido aplicava inseticida, e juntas conseguimos finalizar um terço do sítio. Mama Lukia e seu marido não são mais crianças e o esforço era visível em seu semblante, enquanto ela me dizia “é pesado, mas eu não vou fracassar, nós vamos conseguir” para então me perguntar “você acha que a gente vai conseguir?”, pergunta que sempre terá um sim convicto (ou nem tanto) como resposta.

Claro que nem todos os agricultores estão em dia com suas shambas, como é o caso de Kasimu, um jovem que vive a dez passos de sua terra e ainda assim não se dedica ao projeto com a intensidade necessária. Mas o brilho no olho de Mama Tatu ao ter sua shamba sendo usada como exemplo e ao receber os muitos parabéns de todos nós pelo seu excelente trabalho mostra que o caminho está certo, e que para os que não tem medo de sol e trabalho duro há um caminho sendo desenhado pelas enxadas.

A noite acabou com Mama Lukia me preparando um banquete, muito acima de suas possibilidades, com ugali (pasta de milho), quiabo, feijão e laranja para sobremesa. Um jantar em família à luz do lampião de querosene que me aqueceu o coração e manteve a tradição de Bombo Majimoto – não apenas uma terra de água quente, como sugere o nome, mas de corações quentes e, agora, de oportunidades.


Para saber mais sobre o Projeto Bombo Majimoto (em inglês):
http://www.2seeds.org/bombomajimoto/
http://thebombomajimotoproject.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário