sábado, 21 de abril de 2012

Kariakoo – um post mais business


Além dos sete projetos em vilas, temos dois projetos especializados focados em entender os elos da cadeia de valor dos agricultores de subsistência e em buscar maneiras de criarmos oportunidades para nossos parceiros. Projeto Especializado, o Projeto Kariakoo é o único sediado em Dar es Salaam, a maior cidade da Tanzânia (está para a Tanzânia, guardadas as devidas proporções, como São Paulo está para o Brasil – em opções, pobreza, desigualdade e caos). Indo mais longe, o Projeto Kariakoo é nosso único projeto localizado longe de Korogwe, a 5 horas de distância.

O primeiro time Kariakoo chegou à Tanzânia em 2011 sabendo que seu foco seria conectar agricultores a mercados, mas sem saber onde estariam suas oportunidades de criação de valor para os agricultores de subsistência. Assim, Aly, Ellie e Alex iniciaram seu trabalho formando conexões dentro do Kariakoo Market, maior mercado da Tanzânia e centro de distribuição de produtos agrícolas, e trabalhando com nossos excelentes parceiros para entender o funcionamento do mercado, os serviços disponíveis, como os agricultores poderiam assegurar melhores preços a vender seus produtos. Perceberam que mesmo com este conhecimento seria difícil transpor a distância que separa os agricultores do mercado devido à deficiência de conhecimento dos agricultores, que sem capacidade administrativa ou noções de economia facilmente perdiam as janelas disponíveis para obtenção de melhores preços. E em pouco tempo entenderam que o mundo das ONGs é muitas vezes terra sem lei, onde muitas organizações trabalham por um objetivo comum sem se comunicar e não raramente projetos de sobrepõem e erros se repetem.

Durante os últimos nove meses, Aly, Ellie e Alex trabalharam em quatro frentes para atuar nas três esferas identificadas acima:

1.     Co-criaram com o Projeto Bungu uma série de treinamentos em tomada de decisões e princípios de economia para facilitar o entendimento dos agricultores de subsistência de Bungu, excelentes produtores, da lógica dos mercados e de como tomar decisões com visão de longo prazo;
2.     Co-implementaram com os projetos Bungu e Bombo Majimoto um sistema de disseminação de preços para que os agricultores tivessem uma ideia de quanto poderiam obter por sua produção em diversos mercados na Tanzânia. Paralelamente, pesquisaram em meio aos sistemas de disseminação de preços disponíveis (implantados por outras organizações) o que melhor se encaixa à realidade dos nossos parceiros e estão neste momento conectando o sistema escolhido às vilas;
3.     Criaram, em parceria com o Projeto Korogwe (nosso outro projeto especializado do qual falarei mais em um outro post), um network de ONGs, com reuniões mensais para troca de ideias, informações e melhores práticas;
4.     Desenvolveram com os gerentes do mercado Kariakoo um sistema de catalogação de preços que disponibilizará informação através de um website que está sendo criado para o mercado.

Visitei os três coordenadores de projeto esta semana, como parte do meu plano para o fim da temporada e para a transição que nos espera. Aly, Ellie e Alex sabem que tiveram papel essencial na idealização de um projeto que ainda tem muito caminho a percorrer para gerar mudança para nossos parceiros. Às vezes temos a sensação de que andamos a passos de formiga por aqui, mas como o caminho importa tanto quanto o destino, precisamos desenhar cada passo como parte de uma longa caminhada. 


Para saber mais sobre o Projeto Kariakoo (em inglês):
http://thekariakooproject.wordpress.com/
http://www.2seeds.org/kariakoo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário