sábado, 20 de novembro de 2010

Novidades da shamba

Choveu em Magoma!
Pela primeira vez desde que plantamos nossas melancias tivemos praticamente uma semana de chuva constante. E temos flores brotando nos pés de melancia, sinal de frutas a caminho :)
Segunda-feira dividimos times de irrigação, com carteirinha com foto e cores dividindo o trabalho. Um dos nossos maiores desafios tem sido encontrar um equilíbrio entre educação e lucro, os dois objetivos que nos movem. Os estudantes devem aprender para que tenham condições de levar o conhecimento para suas vidas. A shamba deve dar lucro para implementarmos o Programa de Alimentação no início do ano.
Depois de um mês testando abordagens diferentes e fazendo as correções necessárias, chegamos a uma fórmula em que os estudantes irrigam três vezes por semana, das 7h00 às 10h00, e trabalhadores contratados irrigam três vezes por semana, das 16h00 às 19h00.
A shamba tem nove fileiras de melancias que foram divididas em três áreas. Cada grupo (times A, B e C) é responsável por um conjunto de três fileiras (A, B e C) e trabalha na terra uma vez por semana. Com isso garantimos revezamento entre estudantes para que o trabalho seja dividido com justiça e todos os grupos tenham as aulas regulares na escola além do aprendizado prático na terra.
Para tornar o trabalho cool fizemos Irrigation Membership Cards para os estudantes, com suas fotos, cores para os times e um pequeno lembrete do que deve ser observado no trabalho na shamba.

Mas, lembrando o começo deste blog, choveu esta semana. Dividimos os grupos, mas não houve necessidade de irrigação (o que foi ótimo em semana de provas na escola). As cores, mapas e todo o esquema visual que criamos devem ganhar os holofotes semana que vem.

Pp. A chuva nos presenteou com água marrom em Magoma. Fato que a água nunca foi transparente. Fato que os banhos sempre foram de caneca. Mas o que fazer quando a água está tão marrom que não conseguimos ver o fundo da caneca quando vamos tomar banho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário