sábado, 20 de novembro de 2010

Designer em Magoma

Não me sentia tão designer desde que cheguei a Magoma.

Tin fez aniversário duas semanas atrás e propus que celebrássemos com presentes criativos, feitos por cada um de nós. Meu presente para ela foi uma apresentação com fotos contando nossa estória em Magoma e a maneira nada linear como nos tornamos grandes amigas.
Tiro fotos todo o tempo e costumava mostrar as fotos para as crianças no visor da câmera, mas tive que repensar esta estratégia ao longo das últimas semanas.
Mostrar as fotos para as crianças causa um tumulto sem fim, interrompe a aula e o trabalho na shamba e é impossível quando o grupo tem dezenas de pares de olhos curiosos (situação freqüente em uma escola que tem 813 alunos divididos em uma classe para cada série).
Por isso criei algumas apresentações com fotos, para enviar aos patrocinadores do projeto no Brasil e nos EUA e para mostrar às crianças, professores, pais e parceiros tanzanianos.
Confesso que me enchi de orgulho quando Mwalimu chorou vendo a apresentação. E que me deliciei com a molecada se identificando nas fotos.


Tin chega de mansinho quando estamos muito cansadas (normalmente começando a preparar a atividade das 7h30 da manhã às 2h00 da madrugada): "Acho que preciso de um vídeo motivacional". Coloco a apresentação de slides pra rodar rapidamente e ficamos quietinhas olhando atentamente as fotos, lembrando porque vale à pena dormir às 4h00 e acordar às 6h00.

Irrigar é cool. Irrigar tem que ser cool.
Irrigation Membership Cards organizam os estudantes e lhes mostra sua importância dentro do time. Mapa da shamba, com maquetes de crocodilos ilustrando o rio e coqueiros, mostra as áreas de irrigação e nos dá informação para analisar nosso desempenho (foi assim que contamos 1250 plantinhas crescendo e decidimos quais áreas devemos replantar).

Estamos criando soluções visuais para cada uma de nossas necessidades. E a respostas têm sido fantásticas quando pintamos placas para as shambas, desenhamos um gráfico sobre o tempo de decomposição de resíduos (ainda que o pneu desenhado pela Kristina pareça qualquer coisa no mundo menos um pneu) e montamos um calendário de irrigação organizado por cores ("você não é inteligente, você é um gênio" disse Mwalimu).
E minha veia designer se orgulha dos resultados e deseja colorir muito mais que folhas de papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário