terça-feira, 31 de agosto de 2010

33 anos e Mazinde Juu

Há cerca de uma semana celebrei meu aniversário em Magoma, primeiro celebrado na África.
Viajamos para Lushoto, uma vila no alto das Montanhas Usambara, para coletar informações sobre mercado.
Foi uma viagem de cerca de 3 horas que me permitiu passar meu aniversário em um dos meus lugares favoritos: a estrada.
Chegamos a Lushoto depois de subir uma longa serra, paisagem deslumbrante. Já era noite, nos acomodamos em um hostel excelente, que nos proporcionou o primeiro banho com água quente em dois meses. Mais do que isso, comemos no restaurante do hotel, pizza e sopa, ambas com direito a queijo! Sei que não é fácil entender a felicidade nesta afirmação, mas queijo é uma das comidas que mais sinto falta, simplesmente não existe na Tanzânia.
O jantar foi super agradável, faz frio em Lushoto e por se tratar de uma região com boa infra-instrutora e base da colonização alemã, havia outros wazungu na cidade. As pessoas vão até lá para fazer trilhas e curtir a linda paisagem.
Depois do jantar ficamos todos juntos, equipes de Magoma e Lutindi e Jenny representando a equipe de Korogwe. Ganhei uma linda khanga azul e cartinhas doces dos meus amigos. Confesso que senti falta dos meus amigos brasileiros na celebração, mas meus amigos norte-americanos tornaram a noite adorável.

Há uma organização em Lushoto chamada Usambara Lishe Trust fazendo um ótimo trabalho em organização de agricultores, busca de novos mercados, soluções para transporte de bens e treinamento. Foi uma das reuniões que planejamos.
Eu trouxe um Lonely Planet Tanzania comigo, como sempre faço quando viajo por conter as melhores dicas juntamente com orientações e informações culturais e históricas. Nunca imaginei que além de companheiro de viagem, meu Lonely Planet seria bom para o projeto que estou montando.
Folheando as páginas para pesquisar acomodação em Lushoto encontrei um box sobre uma escola, chamada St. Mary´s Secondary School, em uma pequena vila chamada Mazinde Juu. Quando saímos da reunião na Usambara Lishe Trust nos dirigimos para lá (parte da hospitalidade tanzaniana, comentamos na reunião nosso desejo de conhecer a escola e todos se reviraram para encontrar uma forma de nos proporcionar a visita).

Father Damien é um norte-americano que vive na Tanzânia há 50 anos, 30 dedicados à Mazinde Juu. Ele é um monge beneditino e fundador da escola. A escola secundária só recebe garotas e surgiu da necessidade de proporcionar oportunidades para mulheres. Pouquíssimas pessoas na Tanzânia chegam à educação secundária (ensino médio), a porcentagem de mulheres é ínfima.
Mazinde Juu é hoje uma das melhores escolas da Tanzânia e as pessoas concorrem pelas vagas. 50% das vagas são reservadas às meninas da comunidade em que a escola está instalada e são oferecidas bolsas para meninas que não podem pagar.
O lugar é incrível! Apaixonei-me imediatamente pelo sorriso das meninas, felizes por viver ali (é um internato), pela personalidade do ambiente com entradas diferentes para cada prédio e especialmente pela sustentabilidade presente em cada centímetro.
Toda a estrutura é pensada para aproveitar os recursos da melhor forma possível, de aquecimento solar a reaproveitamento de água. A água vem das montanhas e passa por quatro tanques com filtragem natural. A escola também produz 80% da comida usada para alimentar as meninas.
O highlight da visita foi quando entramos em uma sala de aula e Father Damien sugeriu que as meninas cantassem para nós. Em 10 segundos estavam todas fazendo percussão com todos os materiais disponíveis e cantando lindamente. Father Damien começou a dançar com elas (desengonçado como um bom gringo) até sermos advertidos pelo professor da sala ao lado, rindo, que estava em prova.
Tivemos diversas outras reuniões em Lushoto e uma pequena caminhada antes de ir embora. Não deu tempo de chegar ao mirante, mas tive a oportunidade de ver uma linda paisagem. Meu mundo se abriu e meu coração se encantou com Mazinde Juu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário