terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ramadan

Ramadan é uma celebração com o qual nunca tive qualquer intimidade, mas que tem feito parte da minha vida nas últimas semanas.
Para quem não conhece Ramadan, durante um mês os muçulmanos jejuam durante o dia e só comem ou bebem a partir das 18h30. Trata-se do nono mês do calendário muçulmano, quando Deus iniciou a revelação do Alcorão ao Seu Mensageiro. É um feriado Feitiço de Áquila (alguém se lembra do filme?), o mundo muda a partir do momento que o sol se põe.

Nosso primeiro jantar de Ramadan foi engraçado, Kristina sugeriu que jejuássemos durante o dia pra entrar no clima. Eu, logicamente, topei. Era um domingo e acordei super cedinho pra ir ao mercado e analisar a dinâmica da montagem. Os mercados são feiras de rua, só que com todos os produtos espalhados pelo chão. No mercado de Magoma é possível encontrar frutas, legumes, grãos, ovos, roupas, panelas, sapatos e algumas senhoras vendendo mandazi (uma espécie de bolinho de chuva sem canela).
Minha curiosidade era saber como a distribuição do espaço acontece. As pessoas chegam a pé de outras vilas com cestos na cabeça, de ônibus, pau-de-arara, bicicleta... Tem gente vindo de todos os lados e cada um senta em um canto. Inicialmente todos me disseram que não há lugar fixo. Cada vendedor paga uma pequena taxa, que varia com os produtos que estão sendo vendidos.

Naquele domingo eu acordei cedinho e me enrolei nas khangas, uma na cintura e a outra cobrindo a cabeça. Não comi nada, como combinado com Kristina, e fui ao mercado (na rua principal que também é a estrada). Sentei num cantinho quieta, enrolada nos panos, para tentar passar despercebida. Foi divertido e consegui ser muito mais discreta do que normalmente ocorre, ouvi apenas dois ou três “mzungu” e vi algumas poucas pessoas me encarando curiosas.
O tempo foi passando a nada de a Kristina aparecer. Meu tempo camuflada já havia respondido algumas das minhas perguntas e chegou o momento de fazer compras, já que domingo é quando compramos a comida da semana. Liguei para Kristina e quando perguntei onde ela estava ouvi “estou aqui comendo mingau” :S
Foi hilário porque ela deu a idéia do jejum, acordou horas mais tarde que eu, mas não conseguiu ficar sem comer (devia ter imaginado, norte-americanos comem o tempo todo).

Eu segui firme e forte no meu jejum, mas bebendo água. Na verdade eu não sabia que água não era permitida. De qualquer forma não acho que conseguiria passar o dia inteiro sem beber água...

O jantar de Ramadan compensa cada minuto do jejum. São diversos pratos diferentes, suco gelado (não temos geladeira aqui, lembram?), chá e mingau. Os pratos são espalhados sobre uma esteira grande e mulheres e crianças sentam ao redor, todos no chão. Há uma espécie de espaço central no meio da casa, aberto para o céu como um quintal, e é ali que comemos. Os homens comem em uma sala, menor, também sobre um tapete e no chão. Todos comem com as mãos.
A família é grande e pessoas surgem de todos os cantos a cada minuto. Até mesmo Salma, sobrinha-neta de Mzee Malingumu (nosso anfitrião), tem que pensar para nos explicar o parentesco de todas as pessoas que conhecemos.

A variedade de pratos é significativa, assim como a quantidade de comida. Durante todo o Ramadan as pessoas que não têm condições de comprar comida vão às casas de outros muçulmanos em melhores condições e recebem comida.
As cores e sabores são ricos, mulheres envoltas em panos coloridos, todos os tipos de carboidratos disponíveis em Magoma (mandioca, batata, arroz, batata-doce, banana) e alguma carne em pequenas quantidades.
Em um desses jantares, Kristina se serviu de uma porção de banana cozida e havia alguma coisa escura, parecida com um cogumelo. Ela comeu sem pestanejar para depois descobrir que se tratava de estômago de boi.
Para amigos, como nós, são oferecidas tâmaras com café. Às vezes tenho ainda mais sorte e passamos na casa da frente ao final do jantar, onde ganhamos kashata, minha iguaria favorita, a paçoca tanzaniana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário