terça-feira, 20 de março de 2012

Tempo tempo tempo tempo


Quando me dei conta de que já fazem três meses que escrevi neste blog não acreditei. Não sei o que acontece com o tempo aqui, que corre sem sentido e para em esquinas inesperadas, fica parece que pra sempre, escondido, mas quando a gente pisca desaparece da nossa frente como que fugido. Isso é uma coisa que todos devem saber sobre a Tanzânia: o tempo aqui corre diferente. E falo isso no sentido figurado, mas também no sentido real.

Aqui o tempo é contado em turnos de doze horas que se iniciam com o nascer e com o pôr-do-sol. Assim, 1h00 são 7h00, a primeira hora com luz do sol, 6h00 são meio-dia e 12h00 são 18h00. Imagina isso associado a dizer as horas em Swahili... Confuso né? Para minha sorte esta contagem faz com que o horário na Tanzânia bata com o horário brasileiro quando o Brasil não está em horário de verão e mantém meu coração sempre perto de casa.

No sentido figurado, o tempo é um grande desafio. Tantos são os dias em que tudo anda devagar e as pessoas não dão atenção ao tempo. Na Tanzânia, tempo não é dinheiro, não há dinheiro, o que vale são relacionamentos e não eficiência. E relacionamentos incluem cumprimentar todos os vizinhos não apenas com um oi, mas com uma conversa de meia hora. Relacionamentos incluem funerais de dois dias aos quais vão toda a vila e vêm amigos de longe. Relacionamentos incluem não medir o tempo, mas viver pelas pessoas e se perder no tempo, perder o tempo, de forma que o mais longo dos dias pode não oferecer tempo para o que precisa ser feito. Se não tomarmos cuidado os prazos se estendem por meses além do previsto e em meio à angústia da espera nos perdemos na sensação de que todo o tempo do mundo não é suficiente. Quando nos damos conta, a data de finalizar o trabalho está batendo à porta sem que todos os dias tenham se passado por inteiro.

“De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo...”

Caetano Veloso


Publico este post às 6:26 daqui, como aí. Estou em casa =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário