quinta-feira, 22 de março de 2012

Momento de transição


Esta semana se encerrou o prazo para recrutamento de coordenadores de projeto para a temporada de 2012/2013. A seleção segue até o fim de abril e em maio saberemos quantos novos rostos receberei aqui em agosto (sempre torcendo para que tenhamos brasileiros que me permitam umas palavrinhas em português).

O encerramento da seleção para coordenadores de projeto significa que a temporada do grupo que está aqui está chegando ao final. O grupo, que hoje tem 20 pessoas, está trabalhando nos documentos necessários para a transição, para que os novos coordenadores tenham as informações necessárias para fazer um bom trabalho. Para a próxima temporada nossa prioridade será fortalecer os projetos existentes e garantir que a transição seja um processo orgânico e contínuo.

Uma coisa que aprendi depois de trabalhar e viver aqui por tanto tempo é que iniciar um projeto na Tanzânia é um grande desafio, mas não o maior deles. O maior desafio é tornar este projeto mais robusto ano após ano e multiplicar os resultados e as oportunidades geradas para as comunidades. Manter o foco, o momentum e o engajamento das comunidades depende de muito trabalho e da seleção dos parceiros corretos. E de uma transição eficaz, que não crie zonas de incerteza.

Por nossas vilas eu fico aqui para mais uma temporada. Por Magoma, que tem meu coração, e também por Bombo, Kijungu, Lutindi, Bungu, Tabora e Kwakiliga. Este trabalho é um aprendizado diário, há sempre o que melhorar, e vamos buscando soluções mais eficazes a cada dia.  Acho que ainda não esgotei minha capacidade ou meu desejo de construir a máquina de desencalhar baleias. A caminho da excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário