segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Growing a new generation

Como é Magoma:
Este lugar que se tornou minha casa tem terra vermelha, vento, sol forte e lama quando chove. Às vezes tem água, que as mulheres carregam em baldes sobre a cabeça. Às vezes não tem (estamos sem água há 2 dias e em breve terei que ir ao rio abastecer meu balde).
E é neste cenário que 813 crianças vão à escola todos os dias, da primeira à sétima série.
São 16 professores para 813 crianças e, acreditem, esta é uma boa média (a escola secundária tem 5 professores para 540 estudantes). A escola não tem energia elétrica e só recebe água duas horas por dia. Os uniformes brancos não são muito brancos (aqui, cada vez que pisamos fora de casa estamos sujos de poeira, não tem jeito. E a água que lava essa poeira é marrom, vem do rio).
As crianças estudam das 7h00 às 14h00 sem comer nada. Muitas delas não encontram refeições quando voltam pra casa também. Falar em nutrição é utopia pura.

Foi neste cenário que começamos a desenvolver o projeto. Pensamos em oferecer refeições aos estudantes. Pensamos em aumentar o valor nutricional do que eles estão comendo. Pensamos, principalmente, em proporcionar conhecimento para que esses estudantes possam buscar novos caminhos para batalhar pelos seus sonhos (e ajudar suas famílias a trabalhar sua terra de forma mais apurada).

Assim nasce o Projeto Magoma :)
A escola tem um pedaço de terra árida que está sendo subutilizada. Estamos trabalhando nesta terra para plantar árvores frutíferas, árvores para reflorestamento e árvores repelentes (se alguém conhecer alguma me avise, malária é um problemão aqui e seria de grande ajuda).
Primeiro passo: plantar uma cerca - viva de sisal (idéia do meu herói, John Mntambo) para que as cabras e vacas não comam as árvores.

A escola acabou de alugar um pedaço de terra fértil perto do rio, 2 acres. Neste pedaço de terra vamos plantar melancias, berinjela africana e pimentão (primeira temporada) e cebolas, espinafre e repolho (segunda temporada). Estamos trabalhando esta projeção para garantir:
a) Que os estudantes tenham a oportunidade de receber treinamento e aprender a lidar com diferentes culturas
b) Que o projeto seja lucrativo e proporcione dinheiro para a escola.
Com este dinheiro, estamos montando o orçamento para um Programa de Alimentação, uma refeição por dia para cada estudante.
Próximo passo: o primeiro passo já foi dado, escolher a terra e negociar o contrato. A terra começará a ser limpa amanhã, o que levará uma semana. Depois disso vamos contratar um trator para preparar o solo.

Temos um sem fim de sonhos e objetivos dentro deste projeto. Mas vamos começar assim:
a) 1 escola primária com 813 estudantes e 16 professores
b) 1 fazenda produtiva e lucrativa para retorno de curto prazo (assim esperamos)
c) 1 fazenda de árvores para retorno de longo prazo (que ajudará a estreitar a relação das pessoas com o meio-ambiente)
d) Treinamento para os estudantes sobre como lidar com o solo, melhores práticas de agricultura, como irrigar a área, como dividir o trabalho entre homens e mulheres
e) Treinamento para os estudantes sobre como planejar sua plantação orientando-a para o mercado: fazendo projeções de lucros e custos, escolhendo a opção mais atrativa e acessando os melhores mercados para vender a produção.
f) Um Programa de Merenda Escolar com uma refeição diária para cada estudante, financiado com dinheiro gerado pela própria escola e seus estudantes (e, portanto, sustentável)
A partir daí temos muitos caminhos para crescer, em número de escolas e em possibilidades. Mas este é o começo que estamos todos construindo juntos.
Se tudo der certo teremos uma Magoma com novas possibilidades em breve. E os jovens não precisarão deixar Magoma porque terão possibilidades de encarar suas fazendas como um negócio que pode gerar segurança alimentar e segurança financeira.

Dedicamos muito tempo a buscar as pessoas certas na comunidade e envolvê-las no projeto. Acho que temos algumas pessoas fantásticas trabalhando juntas, sobre as quais vou escrever mais, em breve.
E já temos um slogan, criado por um de nossos parceiros locais, Mzee Francis:
The Magoma Project – Growing a new Generation :)

Um comentário:

  1. Incrível! e sim, um caminho justo e coerente, a escola. Minhas good vibrations! e meu AMOR maiúsculo a CADA criança que vc encontrar!

    ResponderExcluir