segunda-feira, 21 de junho de 2010

6 semanas de arrecadação

Acabei de descobrir que já estou arrecadando recursos há 6 semanas. Engraçado como quando estamos trabalhando muito perdemos a noção do tempo.

Esta semana tudo ficou mais real, tenho data para viajar: embarco dia 30 de junho!
O ticket eletrônico no meu email mostra que apesar de eu estar indo realizar um sonho não estou sonhando: em breve estarei na África batalhando para desencalhar algumas baleias. Chego dia 1 de julho em Londres e pego o voo para Dar es Salam (Tanzânia) onde chego dia 2 de julho. A volta está programada para 14 de dezembro.

Idéias para Magoma

Fiz muitos contatos e tenho diversas idéias para levar à Magoma, incluindo o uso de alimentos fortificados e o cultivo de mandioca. Todas as idéias serão melhor trabalhadas em campo, já que preciso conversar com os parceiros tanzanianos e com a população local para saber o que melhor vai de encontro às suas necessidades.
Aprendi sobre armazéns, que construídos sobre palafitas e com cones na base não são escalados por ratos, e armadilhas para mosquitos.
Ainda estou pesquisando sobre saneamento básico e fossas secas. São tantas informações que muitas vezes não posso dedicar o tempo que gostaria a cada uma delas. Tenho certeza que em campo, podendo discutir as idéias com os parceiros tanzanianos, conseguirei administrar isso melhor.

Mas posso compartilhar minha intenção com vocês: trabalhar na alimentação básica e depois encontrar uma forma de agregar valor aos alimentos produzidos, a partir dos grãos colhidos, para que haja maior valor nutricional para a população local e para que eles possam ser comercializados com um preço mais alto, aumentando os rendimentos das pessoas. No caso da mandioca, seria ótimo trabalhar com a farinha, os doces e todas as outras possibilidades que ela oferece.

Preparativos de viagem

A equipe tem feito conferências semanais por Skype. Estamos acertando detalhes e colocando grande parte de nossa estrutura para funcionar. E dividindo tarefas.
Jesse, coordenador de Mídia, já está na Tanzânia. Comigo irão Kristina e Sam além da equipe do Projeto Lutindi (Lindsay, Alex e Andrew).

Amanhã tomo a 10ª e última vacina que vou tomar antes de viajar. Seriam 11, mas a da cólera está em falta e terei que viver sem ela. Os riscos de saúde não me preocupam tanto pois sempre fugi de remédios, não tomo nem analgésico, e confio no meu sistema imunológico. Estou me precavendo, mas sem neura.
Minha tarefa de fim de semana será arrumar a mochila. Ainda não sei bem o que levar para os próximos 6,5 meses. Levarei apenas o que eu puder carregar nas costas. E muito condicionador para os cachinhos, é claro :)

Arrecadação

No sábado aconteceu o "Chilli for Magoma", em Sorocaba. Apresentei o projeto a todos os patrocinadores que compareceram e fiquei muito feliz com a repercussão. Todos fizeram muitas perguntas e foi uma excelente noite.

Estou vendendo bottons com o slogan "2Seeds Network - Eu plantei essa semente". O preço, simbólico, de cada botton (com flyer explicativo) é R$20,00.

Números:

Minha passagem ficou em US$2100 contra US$1700 dos coordenadores de projeto norte-americanos (a distância é maior do Brasil).
A projeção de custos de vida incluindo aluguel, alimentação, transporte, acesso à internet e todas as demais necessidades ficou em US$150 por mês para cada coordenador de projeto.
Teremos um telefone tanzaniano para comunicação. O aparelho eu levarei do Brasil (já que tenho um básico). O chip custa US$0,30.

Estou a 8 dias do maior desafio da minha vida!

Um comentário: