sexta-feira, 21 de maio de 2010

1 semana de arrecadação

Esta semana foi tensa e estressante. Estou, literalmente, contactando todo mundo e empenhada em arrecadar R$15.000,00 para o 2Seeds. Durante todo o tempo houve altos e baixos, diversas promessas, muito empenho e algumas decepções. Isso pra não falar da expectativa constante.

Arrecadar mistura vários sentimentos e inicialmente eu estava bastante constrangida. Mas conforme a semana foi passando o constrangimento foi ficando de lado e passei e ligar e mandar emails sem qualquer dificuldade. Acho que isso vem do quanto implementar este projeto em Magoma é importante pra mim. Tenho certeza que seremos capazes de mudar a vida daquelas pessoas e de dar o pontapé inicial para que a região se desenvolva.
Um grande objetivo supera qualquer constrangimento.

Também coletei muitas informações: armazéns que os ratos não escalam, fossas secas, armadilhas para mosquitos e muitas informações relacionadas a agricultura orgânica, arroz, mandioca e certificações. Alguns excelentes contatos estão me ajudando nisso e me provendo informações. Tenho encontrado soluções simples e baratas que poderão ser facilmente implementadas em uma região de recursos escassos.

A frustração que tem me acompanhado diz respeito a algumas pessoas que questionam um projeto de ajuda a Magoma quando o Brasil enfrenta suas próprias dificuldades. Tudo que posso dizer é que um bom projeto, que reduza a desigualdade de forma consistente, é válido em qualquer lugar do mundo. Idealismo não conhece fronteiras, o sonho de um mundo mais equilibrado não mede distâncias.
Pessoas passando fome e crianças sem condições de aprendizado é triste em qualquer lugar. Trabalhar pra mudar esta realidade é uma questão de humanidade, não de divisas.


As baleias que minha equipe vai tentar desencalhar na Tanzânia são gigantescas. O mundo parou ali e a globalização se esqueceu de incluir a região no globo. Até mesmo o tempo é contado de maneira diferente e a ascensão social está tão distante que nem a mente das pessoas consegue alcançá-la. A preocupação comum é a sobrevivência, longe da moda, da TV, das rodas de amigos.
Ainda que no Brasil muitas pessoas passem sérias dificuldades, estamos num patamar acima da Tanzânia porque temos uma economia consistente e estamos em rotas comerciais. Temos problemas políticos e administrativos (sérios) mas não faltam recursos. Na Tanzânia os recursos não existem, basta dizer que 80% das pessoas vivem da agricultura pra subsistência. Isso significa que raramente usam dinheiro, estão afastadas do mercado capitalista e não existem em muitas estatísticas.

Espero que a arrecadação floresça esta semana e muitas sementes plantadas rendam frutos. São esses recursos que viabilizarão o treinamento em agricultura orgânica, o microcrédito e todos os investimentos em infraestrutura.

Pra pensar sobre a colaboração:
Sei que cada possível doador tem uma quantia na cabeça.
Peço que a dobre.
Agora me responda sinceramente: se você doar o dobro da quantia que estava pensando, esse dinheiro fará falta na sua vida?

Na vida das pessoas de Magoma fará uma incrível diferença!
Vamos plantar essa semente!

Pp. Obrigada Gatinhas!

7 comentários:

  1. Ana,tenho lembrado de você. Vi essa foto no UOL sobre a Tanzania http://noticias.uol.com.br/album/100521_album.jhtm?abrefoto=34#fotoNav=34

    Também estou divulgando sua arrecadação no Facebook, junto a amigos e, na segunda, entra nos blogs que escrevo.

    Quem sabe dá certo... Ah! Escreveu para os professores da FGV? Miguel, Standerski, Maria Eugênia...?

    ResponderExcluir
  2. ...e a Francisca Grostein? Ela era bem sensível. De repente, aparecer lá e mostrar sua cara para eles lembrarem é legal, pq você era uma das que me inspiravam mais comprometimento e confiança.

    Aproveitando, fui dormir pensando na sua tarefa de arrecadação de grana. Eis aqui algumas sugestões:
    1) promover uma festinha em casa, para a galera contribuir
    2) promover uma breve série de workshops
    3) promover um leilão - se tiver algum amigo talentoso que doe uma obra de arte, ou que doe parte do tempo dele...

    ResponderExcluir
  3. Ana, seu trabalho está lindo, mas sinto falta de mais fotos sua e de seu trabalho, também farei um link no facebook, alias ótimo local para fazer seu perfil, estarei depositando nesta semana, mas não é fácil não !
    beijos, Bety Bucker ( Libras/Senac )

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Flavia e Bety! Agradeço muito o apoio. Não é fácil mesmo não, mas vai dar certo porque tem que dar certo. Um projeto como esse precisa ser implementado, fará muita diferença.
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  5. Ana,
    sua viagem é uma quebra de paradigma e saída do lugar comum. Se quiser, de uma olhadinha no site da minha irma, que está deixando tudo também, para fazer uma viagem de volta ao mundo.http://viagempelomundo2010.blogspot.com/

    Consegui uma grana que estava esperando... Vou depositar esta semana!! Uhuuuuuuu

    ResponderExcluir
  6. Ana,
    se puder, prepare um texto breve do seu projeto para eu postar no blog. Vou colocar a seguinte ideia: "no dia dos namorados, presenteie com uma doacao ao 2Seeds", ou algo assim.
    Quero postar logo na terça-feira e vou enviar para vários amigos também.
    Meu email pessoal vc tem ainda, né?
    Beijos, Fla

    ResponderExcluir