Olá a todos! Passei algum tempo ausente e tenho muitas novidades para compartilhar com vocês.
Fui ao treinamento do 2Seeds em Boston MA, onde conheci minha equipe de trabalho na Tanzânia. Os 10 coordenadores de projeto, 3 mentores e todos os membros administrativos da organização estavam presentes - além de um de nossos parceiros tanzanianos. Não tenho outra forma de descrever a experiência a não ser dizendo que encontrei meu lugar no mundo. De repente eu estava cercada de pessoas que têm ideais muito próximos aos meus e a mesma energia direcionada ao projeto. Confesso que não achei que um dia me sentiria assim.
Estou indo para um vilarejo chamado Magoma, que fica no centro da Tanzânia, 38km ao norte de Korogwe (que é a base de outra equipe, onde foi iniciado um projeto em 2009). Magoma tem acesso precário e para que não restem dúvidas quanto a isso não está em nenhum mapa. A cidade mais próxima que é possível localizar se chama Kerenge.
Minha equipe iniciará um novo projeto em Magoma, estudando a região e verificando quais os problemas mais graves e imediatos que temos condições de combater. A intenção é montar o projeto em parceria com a comunidade local, de quem teremos que ganhar a confiança, para que a população incorpore as melhorias estruturais e se beneficie verdadeiramente com as novas perspectivas de vida, defendendo o projeto e o mantendo mesmo quando nenhum membro 2Seeds estiver por perto.
A equipe do Projeto Magoma é formada por 4 pessoas:
Alex Saltonstall (mentor do projeto) – 34 anos – Consultor e gerente geral da divisão de tecnologia da Cambium Learning, companhia com foco no desenvolvimento e venda de produtos e serviços para o desenvolvimento pedagógico de estudantes com necessidades especiais e pertencentes a grupos de risco em colégios públicos. Graduado em Negócios pela Harvard Business School.
Ana Lê Rocha (coordenadora de projeto) – 32 anos – Designer e administradora de empresas. Graduada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, com especialização em branding pela ESPM Business School e pós-graduação em Administração de Empresas, com foco em Estratégia Empresarial e Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas.
Kristina Adair (coordenadora de projeto)– 21 anos - Estudante senior - Global and Area Studies com especialização em Cultura Africana na School of Social Science da Michigan State University.
Ronan Devlin (coordenador de projeto) – 22 anos - Estudante senior de Ciências Sociais na Harvard Business School.
Como a estrutura disponível em Magoma é extremamente precária, muitas são as necessidades. O desafio será analisar o contexto e escolher a melhor forma de começar, priorizando as necessidades com maior potencial de mudar a vida das pessoas.
Além do Projeto Magoma, o Projeto Korogwe terá continuidade em 2010 e o Projeto Lutindi será iniciado. Os coordenadores de projeto das 3 equipes ficarão alocados da Tanzânia de 2 a 6 meses enquanto os mentores darão toda a assistência a partir dos EUA.
Nosso treinamento foi em Harvard e incluiu uma visita à Fazenda Allandale, nos arredores de Boston, para treinamento de campo. A grande diferença entre as realidades norte-americana, tanzaniana e brasileira ficou bem clara e foi balanceada com as perspectivas de todos os participantes. Se conseguirmos extrair o melhor de cada uma dessas realidades e montar um projeto consistente, teremos um modelo fantástico para replicar por todo o mundo.
Estarei na Tanzânia em 1 de julho.
Mal posso esperar para desencalhar algumas baleias!
Photos: Jesse Uddenberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário