domingo, 11 de abril de 2010

2Seeds Network

Os dias andam corridos, muito trabalho para organizar minha participação no 2Seeds, muito trabalho para organizar minha vida que ficará aqui. Estou muito feliz e a boa notícia é que o logo que desenhei para o 2Seeds foi aprovado esta semana. Um pouco da designer dentro deste novo momento :)

O 2Seeds nasceu da visão de mundo de alguns jovens norte-americanos que enxergaram a oportunidade de batalhar por um mundo melhor e desenvolveram um modelo eficaz para fazê-lo. A intenção é trabalhar com pequenos projetos e equipes pequenas, formadas por jovens (sim, sou jovem!) cheios de entusiasmo e com bastante autonomia, para desenvolver ao máximo sua capacidade de liderança paralelamente à segurança alimentar africana.
A equipe é formada por americanos e africanos. As pessoas com quem tive contato até agora parecem fantásticas e se desdobram para viabilizar o 2Seeds paralelamente a suas outras atividades. Tem excelentes networks e inspiram pessoas extremamente capacitadas a doarem suas habilidades ao projeto.

Para a temporada de 2010 foram selecionados 10 coordenadores de projeto - 7 mulheres e 3 homens. Quando fui entrevistada por Skype, disse ao entrevistador que imaginava que haveria mais candidatos do que candidatas - eu estava enganada e a seleção final mostra isso. Todos os outros coordenadores de projeto são norte-americanos, sou a única estrangeira da lista.

O que mais me encanta na proposta é que não se trata de uma temporada de férias exóticas - o objetivo é mudar a vida das pessoas a longo prazo e o tempo que cada coordenador de projeto passará na Tanzânia representa apenas uma parte do nosso envolvimento. As famílias que serão treinadas na Tanzânia ficarão encubadas por 5 anos e a intenção é garantir melhorias permanentes e consistentes. Como tanto falamos em discussões sobre sustentabilidade, não se trata de filantropia nem de assistencialismo - trata-se de um modelo eficiente e eficaz, pessoas qualificadas e dedicadas, independência (e quem sabe interdependência) para as pessoas que serão treinadas e de sustentabilidade dentro do core business.

Esta semana participarei do treinamento em Boston. Vou conhecer minha equipe, me preparar para a temporada na Tanzânia, conhecer detalhes sobre a estrutura e minhas atribuições. Estou super animada e um tantinho nervosa, devo confessar. Li bastante sobre agricultura para adquirir um vocabulário técnico e pretendo absorver o máximo de informações. Estou ansiosa para conhecer as pessoas e para ter a primeira impressão de como será nossa interação - pelo perfil dos participantes, há uma grande chance de se formarem equipes de alta performance mas isso dependerá muito da sinergia que conseguiremos estabelecer.

Entre tantas coisas acontecendo, a sensação de que estou seguindo exatamente o caminho que devo seguir é indescritível. Estou virando minha vida de ponta-cabeça, vivendo grandes mudanças. Mas estou totalmente segura sobre este caminho e tenho a sensação de que o universo tem conspirado para concretizá-lo. O encaixe em meu momento de vida tem acontecido perfeitamente e todas as dificuldades tem sido contornadas com suavidade.

Butterflies in my stomach :)
Até breve!

Para saber mais (em inglês):
http://www.2seeds.org/

Pp. Muitas pessoas tem se mostrado preocupadas com a minha segurança. Ainda não sei exatamente para onde vou então não posso tranquilizá-las com informações sobre a região. O que posso dizer é que tudo na vida envolve riscos e por tudo que pesquisei não estou indo para um lugar extremamente violento. É inegável que a questão dos estupros associada aos altos índices de infecção por HIV preocupa qualquer mulher (e tem preocupado os homens maravilhosos que fazem parte da minha vida). Mas tomarei todos os cuidados possíveis e me cercarei de informações. A exposição ao risco existe na Tanzânia ou no Brasil, farei o melhor para me proteger enquanto faço um bom trabalho.

Um comentário:

  1. Não imagia a minha felicidade por sua conquista neste projeto!
    Vai com tudo, amiga! Boa sorte em Boston!!!
    Beijos até a volta

    ResponderExcluir