domingo, 4 de abril de 2010

Máquina de desencalhar baleias

Olá a todos! Começo hoje minha vida de blogueira. A máquina de desencalhar baleias é um sonho antigo que carrega minha vontade de mudar o mundo e criar uma realidade bem mais colorida e bonita do que esta que estamos vivendo.
Sempre fiquei triste com as baleias encalhadas na praia e sempre tive a certeza de que, com recursos e muito empenho, seria possível salvá-las daquela situação. Mudar o mundo é como desencalhar baleias: uma tarefa árdua que a maioria das pessoas diz ser impossível, mas que vale cada gota de suor que cada um de nós gasta tentando. O mundo é um conjunto de realidades, não uma verdade única e absoluta. Mesmo que não possamos mudar todas elas ao mesmo tempo, podemos tentar criar realidades mais bonitas em muitos pedacinhos de mundo.

Ontem eu soube que fui aprovada para o 2Seeds Network, um projeto de sustentabilidade que funciona como uma incubadora para promover o desenvolvimento de regiões pobres. Em breve eu irei para a Tanzânia como integrante de um time que buscará soluções e implementará um projeto de agricultura social e orgânica.
Vou escrever muito sobre a Tanzânia e sobre o 2Seeds nos próximos blogs. Apenas para começar, a Tanzânia está entre os 10% de países com menor renda per capita do mundo, tem problemas enormes de saúde (6º país do mundo em infecção por HIV), praticamente nenhuma infraestrutura e 80% da população trabalhando no campo, plantando, a maioria para garantir a própria subsistência. As pessoas não tem acesso a nenhum tipo de tecnologia, usam técnicas rudimentares na agricultura (o que deixa a terra pobre em nutrientes) e espalham as sementes indiscriminadamente pelo solo. Com o agravante dos períodos de seca que se sucedem no país, muitas pessoas não conseguem colher o suficiente para alimentar suas famílias e a fome é um problema recorrente.
O objetivo do projeto é promover a segurança alimentar dessas pessoas e garantir que elas tenham o suficiente para comer e um excedente para comercializar e investir na sua plantação. As equipes que irão à Tanzânia (eu farei parte de uma delas) serão responsáveis por treinar os agricultores e viabilizar a estrutura necessária para o aumento de produtividade. O primeiro ano do projeto garantiu um aumento de 250% na produção, a expectativa é de que esse aumento possa chegar a 500% se houver chuva suficiente.
O 2Seeds é uma organização norte-americana apoiada por parceiros na Tanzânia dedicados ao projeto. A união das 2 sementes, o expertise americano (e aqui me refiro à equipe norte-americana e a esta brasileira que agora é parte da equipe) com a força de trabalho tanzaniana, certamente proporcionará melhores condições de vida para uma parcela da população que não tem acesso a qualquer tipo de incentivo.

Eu estou muito feliz de ter sido selecionada e de fazer parte do projeto, é um objetivo que busquei por toda a minha vida e que se encaixou perfeitamente neste momento. Minha oportunidade de colocar em prática tudo que acredito e tudo que aprendi.
Terei mais informações em breve sobre a agenda do projeto e espero contar com todos vocês para viabilizá-lo e disseminar a idéia, para que possamos juntos espalhar essas sementes e começar a construir a nossa máquina de desencalhar baleias.

Para mais informações sobre o projeto, acesse (todos em inglês):

http://www.2seeds.org/
http://thekorogweproject.com/
http://thekorogweproject.blogspot.com/

7 comentários:

  1. Não existe sensação melhor do que ver uma pessoa querida conseguir realizar o seu sonho, é com imenso prazer que te parabenizo pela conquista! Não conhecia este seu lado e fico imensamente lisonjeado de ter uma amiga assim. Que Deus abençõe sua vida ainda mais! beijos

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz por ti, Ana Lê! Estarei acompanhando tuas postagens dessa linda história! :)

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS !!! espero que seja proveitoso e uma rica experiência de vida !

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    que experiência incrível! Seguir um sonho é realmente fantástico. Comecei no finalzinho do ano passado, e agora, busco me colocar na ONU, sonho antigo de trabalhar por algo que faça sentido!

    Já estou seguindo seu blog para me manter antenada com os trabalhos que desenvolve.
    Quem sabe não haverá uma sinergia que possamos aproveitar?

    Hoje no meu blog postei uma mensagem que (intuitivamente) tem a ver com você.

    Dê uma passadinha: http://brasilia507.blogspot.com
    Beijos e feliz aventura!

    ResponderExcluir
  5. Força na peruca!! Hoje eu e Chris conversamos sobre você e o projeto na vinda a São Paulo. Nós concordamos que sua vida vai mudar daqui pra frente... finalmente você poderá exercer e espalhar todo o conhecimento acumulado em anos e anos de dedicação a causas muito nobres e humanitárias.

    Somos gratas e felizes por conhecê-la e estaremos sempre por perto pra te apoiar!!

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante o comparativo com o Brasil, porque assim conseguimos nos entender com relação aos índices e ao grau de problemas que existem na Tanzânia. Adorei o mapa com as várias prováveis "Tanzânias"...

    Quando vc fala sobre o treinamento e o projeto ser efetivamente sobre agricultura de subsitência, qual será seu papel nisso uma vez que vc não é especialista em agricultura? Qual a expectativa que vc tem?

    ResponderExcluir
  7. Fabi´s! O projeto é sobre agricultura para subsistência mas não terei um papel técnico. Estarei lá para implementar a estratégia, visualizar o todo e buscar as soluções necessárias para que seja possível conseguir tanto a segurança alimentar quanto o excedente que permitirá a melhoria de vida.
    Na parte tanzaniana da nossa equipe há pessoas que entendem muito de agricultura e que darão todo o suporte técnico para garantir que as soluções propostas sejam as melhores soluções, do ponto de vista técnico. Minha função será implementar o programa, acompanhá-lo, analisar os resultados e fazer os ajustes necessários para que o sucesso seja duradouro.

    Minha expectativa é ser capaz de enxergar soluções e caminhos inovadores para equalizar uma série de problemas estruturais que existem na Tanzânia, e conseguir fazer as conexões necessárias para viabilizar os resultados planejados.
    Beijoca!

    ResponderExcluir