sexta-feira, 4 de março de 2011

O Carnaval da Chakula cha Mchana




Fica difícil descrever a força do programa de merenda escolar. É uma energia tão grande sendo gerada por canecas de mingau e pratos de makande (milho cozido com feijão) que me sinto na concentração da Mangueira, em plena Marquês de Sapucaí.

Ao meio-dia se toca o sino, uma roda de caminhão batida com um pino de metal. Imediatamente se escuta todas as 813 crianças gritando, pulando e batucando.
Os alunos mais velhos vão à cozinha, separam a porção de cada classe (lembrando que cada classe tem cerca de 100 alunos) e as levam para a sala.

As crianças deveriam esperar sentadas na sala de aula. Deveriam.
Grande parte delas está pulando no pátio enquanto os professores assistem e se divertem. Os pulos levantam poeira do chão seco de terra e à medida que as panelas de comida atravessam o pátio recebem parte desta poeira. Ninguém liga.

As filas se formam enquanto todos os estudantes são servidos. E eles se sentam tomando seu mingau ou comendo seu makande como se fosse a melhor refeição do mundo. Talvez seja.
Os alunos mais velhos, que trabalharam mais na shamba e necessitam de maiores quantidades de comida, não reclamam do mingau. Pelo contrário, sorriem.

Nosso plano é servir makande três vezes por semana e mingau duas vezes por semana e aos poucos aumentar a qualidade nutricional da refeição. Ainda não temos dinheiro suficiente, um passo de cada vez. Por enquanto estamos servindo makande uma vez por semana e mingau quatro vezes por semana. Mas parece que estamos servindo bolo de chocolate com sorvete :)

Não é fácil estar longe do Brasil no carnaval, eu gostaria muito de ouvir a festa e sambar um pouco. Mas o carnaval em Magoma também tem batucada. E a bateria é comandada por 813 crianças que tiram um som de canecas coloridas, pratos plásticos, colheres gastas e chão de terra. Emoção não falta.

Pp. Chakula cha mchana = almoço em Kiswahili

2 comentários:

  1. Ana Lê... você faz a gente fazer parte desse projeto tão lindo e da sua vida...obrigada por tudo isso... por existir... e por ser como é!
    grande beijo no coração... seu e da escola de samba de mogoma

    ResponderExcluir
  2. Lindo! O Carnaval que me falta muito não sei o quê para participar

    ResponderExcluir