quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Novos projetos e novos coordenadores




Estou selecionando novas vilas para projetos que se iniciarão em agosto de 2011. Visitei seis vilas das quais selecionei quatro por acreditar que os times encontrarão suporte suficiente para desenvolver um bom trabalho. Fui levada às vilas por nossos parceiros locais: Mr. Mbazi (Magoma), Dismass (Lutindi) e Mzee Mcharo (Kwakiliga). Vê-los explicando a operação do 2Seeds e a diferença que os projetos fizeram em suas vilas me encheu de orgulho.
Selecionar vilas para projetos é como buscar telas em branco e tintas coloridas, esperando que o time que chega possa fazer arte junto com a comunidade local. Eu encontrei as telas e tintas fortes, cheias de cor. Estou ansiosa para ver as pinturas.

Bombo Majimoto é uma vila em Kizara (área de montanhas perto de Magoma) que nunca havia visto uma pessoa branca antes de eu aparecer por lá e me apresentar (uma criança começou a chorar e correu com medo de mim). Quando o 2Seeds Board veio para a Tanzânia e resolveu visitar o lugar encontrou toda a vila o esperando na rua principal (que é também a única rua). Muitas das pessoas começaram a celebrar pela manhã nossa visita e como chegamos às 15h30 estavam embriagados de felicidade (e muita bebida local). O Board se assustou, mas este é apenas um exemplo do quão poderosa é a energia que geramos aqui e do porque temos que ser tão cuidadosos ao direcioná-la.
Kigungumoto é um dos vilarejos que visitei com Tin, também perto de Magoma. Ali não fui descrita como Ana do Brasil, mas como Ana de Magoma. Nosso cinema ficou famoso, todos ouviram falar da projeção na parede da escola.
Bungu é linda, nas montanhas, perto de Lutindi. A viagem de moto pelas encostas me encantou e dancei no topo da montanha com um bando de crianças enquanto esperávamos pela reunião com um de nossos contatos.
Tabora, perto de Kwakiliga, é estruturada e bem cuidada, mesmo com tão poucos recursos. Os sorrisos por toda a vila emocionam até agora.

Todos estes projetos serão iniciados por novos times, que virão à Tanzânia em agosto. Teremos target projects, com times dando continuidade ao que começamos ano passado em Magoma e Lutindi, ano anterior em Kwakiliga, além de dois projetos administrativos, um centro de conhecimento para agricultores em Korogwe e mapeamento de informações do maior mercado da Tanzânia, o Kariakoo em Dar es Salaam.
Teremos green field projects, pessoas chegando para conhecer a comunidade e desenvolver um novo projeto, como eu fiz ano passado (aqui se encaixam as novas vilas que descrevi acima).

E para que tudo isso seja possível estamos recrutando novos coordenadores de projeto para 2011. Haverá uma palestra explicativa na FGV, com James Meeks (vice-presidente da Swissport Americas e fundador do 2Seeds), dia 1º de março, às 18h00, sala 1004.
Muitos sonhos, metas ambiciosas no papel e muita gente trabalhando duro para tornar tudo isso realidade. Se você tem a paixão necessária e quer se tornar um grande líder, junte-se a nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário